International Property Consultants
Chartered Surveyors
Língua

Cuba

A Abacus atua no mercado imobiliário comercial cubano há mais de 10 anos e acreditamos que somos os únicos consultores imobiliários internacionais com um conhecimento profundo do mercado cubano de hotéis e escritórios. Continuamos a prestar serviços de avaliação e trabalhos de consultoria para investidores internacionais, sendo o nosso principal cliente o maior investidor imobiliário internacional em Cuba, detendo em co-propriedade uma carteira no valor de cerca de US$400m, composta por vários hotéis de 4 e 5 estrelas e o principal complexo de escritórios em Havana.

 

Introdução a Cuba:

 

  • Cuba é um estado soberano e membro fundador das Nações Unidas. Atualmente possui uma das únicas economias planeadas do mundo e a sua economia é dominada pela indústria do turismo e pelas exportações de mão de obra qualificada (principalmente médicos), açúcar, charutos cubanos e café. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, Cuba tem um alto desenvolvimento humano e está classificada como a oitava mais alta na América do Norte, embora tenha a 72ª posição no mundo em 2019. Tem também uma boa classificação em algumas métricas de desempenho nacional, incluindo saúde e educação.

 

  • O governo de Miguel Díaz-Canel, tendo-se tornado o primeiro não-castrista a liderar Cuba em quase seis décadas em abril de 2018, tem estado ocupado. Em 3 de julho de 2018, a Assembleia Nacional de Cuba endossou uma nova constituição e em 24 de fevereiro de 2019, os cubanos votaram a favor desta nova constituição, substituindo a carta de 1976. Protege a propriedade privada e o investimento estrangeiro e pela primeira vez, atribui um máximo de dois mandatos de cinco anos à presidência.

 

  • Internacionalmente, principalmente como resultado do profundo envolvimento de Cuba no apoio ao governo do presidente Nicolas Maduro na Venezuela, Cuba foi afetada em 2019 pela decisão dos EUA em encerrar a suspensão do Título III da Lei Helms-Burton, uma lei federal dos EUA que aplica medidas de embargo contra Cuba, bem como um impedimento amplamente identificado para empresas internacionais em fazer negócios em Cuba.

 

  • A evolução de Cuba, da sua economia e reformas económicas ambiciosas é um trabalho em curso e ainda não elevou significativamente o padrão de vida da maioria dos cubanos.

 

  • Juntamente com o turismo, as remessas dos emigrantes e os cuentapropistas (tabalhadores independentes) têm proporcionado uma renda indispensável à economia cubana. O turismo é a principal fonte de receita em moeda interacional de Cuba, após a exportação de serviços profissionais, mas sem surpresa, foi severamente afetado pela pandemia COVID-19.

 

  • Seguindo as tendências mundiais, Cuba suspendeu todos os voos internacionais no final de março de 2020. Isso significou uma interrupção imediata do fluxo de turismo para o país em meados da época alta. Os hotéis operavam normalmente em janeiro e fevereiro, no entanto março viu uma redução na ocupação para 40-50% das expectativas típicas para este mês de época alta. Em abril de 2020 todos os hotéis tipo-resort (incluindo Varadero) pararam de operar, mas as restrições estão lentamente a ser suspensas e os hotéis devem reabrir totalmente em 2021.